Quanto dinheiro devo ter no fundo de emergência?
Primeiro que tudo deve entender qual é objetivo do fundo de emergência e logo que possível, deve criar o seu próprio fundo.
Significado de fundo de emergência
Podemos dizer que o fundo de emergência é a nossa “almofada” de dinheiro para possíveis imprevistos que possam ocorrer na nossa vida.
Ninguém sabe o dia de amanhã e, o que acontece aos outros também pode acontecer a nós, seja um problema de saúde, uma despesa inesperada, uma situação de desemprego, etc.
Desta forma, é muito importante ter um fundo de emergência para colmatar as situações identificadas acima.
Valor mínimo para o fundo de emergência
Não podemos dizer que existe um valor mínimo pois, varia de pessoa para pessoa. De um modo geral, todos deveríamos ter uma poupança que cobrisse pelo menos seis meses das nossas despesas. Este valor é apenas uma referência, cada um deve fazer as suas contas mensais para saber qual é o valor que é indicado para si. Uma nota importante, as pessoas que trabalham por conta própria deveriam ter um valor de fundo de emergência de pelo menos um ano.
Como criar o seu fundo de emergência
Uma forma eficaz para criar o seu fundo de emergência é definir um valor fixou ou uma percentagem do seu ordenado e, todos os meses transferir para uma poupança.
O ideal é transferir esse valor assim que receber o seu ordenado para não correr o risco de gastar esse dinheiro.
O fundo de emergência deve estar guardado numa poupança com capital garantido e, que seja possível retirar o dinheiro a qualquer momento.