O que é um seguro plurianual?
No mundo dos seguros, o mais comum é o cliente contratar um seguro com a duração de um ano (denominado também por “vigência do contrato”). Passado um ano, ou seja, 365 dias, o cliente tem a possibilidade de renovar ou cancelar o contrato.
Significado de plurianual
Hoje em dia, existem algumas Seguradoras que permitem a contratação de seguros (por exemplo, auto, casa, entre outros) por mais de um ano. Estes seguros são chamados de plurianuais por terem uma duração de contrato superior a um ano (no máximo até cinco anos).
Vantagens de um seguro plurianual
Uma das principais vantagens é o desconto que iremos obter por contratar um seguro com uma duração superior a um ano.
Ao optarmos por um seguro plurianual, também é uma forma de não sermos afetamos pela inflação, ou seja, temos a garantia que durante o contrato, o valor do seguro não terá alterações.
Outra questão importante é a sinistralidade. Qualquer pessoa pode ter a infelicidade de ter um acidente (em seguros é denominado de “sinistro”) e, é algo que agrava o valor do seguro na anuidade seguinte. Apesar de ter tido um ou mais sinistros, o valor do seguro irá manter-se o mesmo durante a vigência do contrato.
Desvantagens de um seguro plurianual
A penalização para o cancelamento de uma apólice plurianual é muito maior do que sendo apenas de um ano.
Por outro lado, quando a apólice é cancelada devido a uma situação de indemnização integral, o cliente não irá receber o reembolso dos anos seguintes.
Por exemplo, o cliente contratou um seguro automóvel de quatro anos e, no primeiro ano teve um acidente sendo que foi dada a perda total do veículo. Nesta situação o cliente não irá receber o reembolso dos anos seguintes, ou seja, irá perder o valor que já tinha sido pago para o 2º, 3º e 4º ano.
Em resumo, faça as contas do que irá poupar ao contratar um seguro plurianual mas, também tenha em consideração as desvantagens que existem. Pondere e escolha qual é a melhor opção para si.