Fim de semana Romântico(Série: Experiências)
No nosso dia a dia andamos quase sempre numa correria e, por vezes, esquecemo-nos que precisamos de abrandar.
Existem coisas tão simples como um fim de semana romântico e é tão importante termos estes momentos a dois.
Quem é que não gosta de um fim de semana romântico, de fugir um pouco da rotina? Sabe sempre bem…
De seguida vamos apresentar alguns destinos românticos em Portugal.
Destinos Mais Românticos de Portugal
O nosso país tem locais lindíssimos e, existem lugares para todos os gostos, desde o campo à praia, aventura ou descanso.
De norte a sul do país, são muitos os locais para visitar, o difícil será escolher qual o destino para um fim de semana romântico.
Viana do Castelo
Viana do Castelo tem como slogan “Quem gosta vem. Quem ama, fica”. Para quem não conhece, o próprio slogan já convida a visitar.
É uma cidade que se situa no norte de Portugal, bastante bonita e com muita história.
Se gosta de visitar monumentos, igrejas ou conventos, o Santuário de Santa Luzia é paragem obrigatória, onde irá encontrar uma das melhores vistas da cidade. No centro histórico também irá encontrar diversos monumentos para visitar.
Viana, também conhecida pela filigrana em ouro, é uma cidade cheia de tradições como é possível ver no Museu do Traje (os trajes e o ouro). Se quiser pode também visitar o Museu Municipal onde irá encontrar a típica loiça da cidade e, ainda tem o navio Gil Eanes (que representa as tradições marítimas e a construção naval da cidade).
Se gosta de praia, dependendo da altura do ano que visita a cidade, pode relaxar e apanhar um pouco de sol ou fazer uma caminhada romântica pelo areal da Praia de Cabedelo.
Braga
Se gosta de visitar uma cidade com história, Braga preenche todos os requisitos.
A cidade de Braga foi construída há mais de 2000 anos e, é a cidade mais antiga de Portugal.
Em tempos esta cidade foi denominada de “Bracara Augusta” em homenagem ao imperador César Augusto. E, devido ao seu legado romano, há quem apelide esta cidade de “Roma Portuguesa”.
Sendo uma cidade com muita história, o que não falta são monumentos, museus ou igrejas, com diversos estilos, desde o romano ao barroco.
Quando falamos desta cidade há lugares que são uma referência para qualquer pessoa, como é o caso do Santuário do Bom Jesus de Braga e o Santuário da Nossa Senhora do Sameiro. Não nos podemos esquecer também da Sé (a catedral mais antiga de Portugal), do Mosteiro de São Martinho de Tibães e a Igreja de Santa Maria de Falperra.
Visitar esta cidade é como fazer uma viagem no tempo!
Guimarães
“Aqui nasceu Portugal”. Guimarães é considerada a cidade berço, a cidade que deu à luz uma nação. Foi aqui que nasceu Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal
Sendo uma cidade com história, o Castelo de Guimarães é sem dúvida uma das paragens obrigatórias, o Paço dos Duques de Bragança e a Rua de Santa Maria também não podem ser esquecidos. No centro histórico irá encontrar mais locais que pode visitar.
Por outro lado, pode aproveitar para fazer um passeio até ao Parque da Penha, desfrutar da paisagem e sentir a pureza deste local. Pode andar no teleférico e desfrutar de um belíssimo pôr-do-sol.
Serra da Estrela
É na Serra da Estrela que irá encontrar o ponto mais alto de Portugal Continental, a Torre situa-se a 1993 metros de altitude.
Qualquer altura é boa para fazer uma visita até à Serra da Estrela, e apreciar a sua beleza natural. Seja no inverno, para os amantes de neve ou na primavera/verão para apreciar simplesmente a paisagem.
Ao longo da serra existem vários lugares paradisíacos onde pode descansar um pouco e passar um fim de semana romântico.
Coimbra
Considerada a cidade dos estudantes, dos amores, do fado, das serenatas e da saudade. É uma cidade que não é indiferente para ninguém.
A Universidade de Coimbra é a mais antiga universidade de língua portuguesa e uma das mais antigas do mundo. É indiscutivelmente um símbolo da tradição académica de Portugal. Pode começar o seu passeio no topo da cidade, com a Universidade e continuar pela ruas envolventes.
Se procura uma escapadinha romântica, então vá até à Quinta das Lágrimas para conhecer o local onde foi palco de um amor proibido entre D. Pedro e Dona Inês de Castro.
Entre história e cultura, Coimbra é sem dúvida uma cidade de muitos encantos.
Porto
É difícil definir a cidade do Porto sendo esta uma cidade mística. Se for a primeira vez que vai visitar a Invicta é provável que se perca com os seus encantos…a cidade está cheia de história, são muitos os monumentos que pode e deve visitar, como é o caso da Torre dos Clérigos, a Sé, a Igreja de São Francisco, a Casa da Música, o Palácio da Bolsa, a Estação de São Bento, o Palácio de Cristal, entre tantos outros.
Se quiser fazer uma pequena pausa, pode ir até ao Café Majestic e, não se esqueça de passar pela tão famosa Livraria Lello.
O rio Douro separa a cidade do Porto de Gaia, por isso, aproveite a Ponte D. Luís para atravessar para a outra margem do rio e dê um saltinho até às Caves do Vinho do Porto.
É difícil conhecer a cidade por completo num um único fim de semana, vai ter que definir quais os locais que pretende visitar. Pode aproveitar para fazer alguns passeios pela ruas da Baixa do Porto ou pelo cais de Gaia e, se tiver oportunidade desfrute de um pôr do sol num dos miradouros da cidade.
Óbidos
Se procura um local para um fim de semana romântico, a vila de Óbidos poderá ser uma excelente opção. Situada na zona centro de Portugal, fica a cerca de hora e meia de Lisboa.
É uma vila de origem romana e é considerada uma das vilas medievais mais bem conservadas do mundo.
Dependendo da altura do ano que visitar esta vila poderá encontrar diferentes eventos, como é o caso do Festival Internacional do Chocolate (em março ou abril), a Feira Medieval (em julho, agosto), o Festival Literário Internacional (FOLIO, em setembro, outubro) e a Vila Natal (que decorre entre novembro e janeiro).
Faça uma viagem no tempo e desfrute dos encantos desta vila.
Sintra
Um dos locais que não podia faltar na lista para um fim de semana romântico é, sem dúvida, a vila de Sintra.
Entre a serra e o mar, esta vila situa-se no Parque Natural de Sintra – Cascais e fica a cerca de meia hora de Lisboa.
Esta vila é considerada por muitos um lugar mágico. É um lugar cheio de história, com monumentos lindíssimos e com paisagens de cortar a respiração.
Entre castelos, palácios, praias, cascatas, não vão faltar lugares para explorar.
Lisboa
Lisboa é uma cidade com muita história, cheia de atrações e com muitos encantos.
Se quiser visitar a cidade de Lisboa por apenas um fim de semana vai ser difícil escolher os locais a visitar porque são mesmo muitos.
Pode “perder-se” pelas ruas da Baixa de Lisboa cheias de comércios e seguir em direção até ao Terreiro do Paço, aqui irá avistar a outra margem do rio Tejo. Pode visitar o Castelo de São Jorge durante a tarde e apreciar o pôr do sol numa das melhores vistas da cidade. Existem outros monumentos como Convento do Carmo, o Panteão Nacional, a Sé, o Elevador de Santa Justa que também deverão estar na lista.
Se já conhece Lisboa, pode dar um saltinho até Belém e, matar o desejo dos tradicionais de pastéis de Belém. Desfrute das zonas verdes e se tiver bom tempo pode fazer um piquenique ou aproveitar para um “banho” de sol deitado na relva.
Évora
Évora é uma cidade que se situa na região do Alentejo, sendo a capital de distrito, é também chamada de “cidade-museu”.
Se gosta de história e arquitetura então esta cidade é uma boa opção para passar um fim de semana.
O Templo Romano, também denominado por “Templo de Diana” é o ex-libris desta cidade. É uma cidade cheia de vestígios do passado, com diversos pormenores, azulejos e varandas características.
Pode também aproveitar para visitar a Universidade, a Sé, a tão falada Capela dos Ossos e a Igreja de São Francisco.
Há quem diga que Évora é a cidade mais romântica do Alentejo.