MAIS POUPANÇA

Pessoas que emprestam dinheiro na hora

É alguém que tem vários empréstimos ou o seu nome consta na chamada “Lista negra” do Banco Portugal? Se a resposta é sim, provavelmente já sabe que é bastante complicado pedir um novo empréstimo.
Se precisa de dinheiro rapidamente, de seguida vamos ver as opções que tem.

Significado de Agiota

Para além dos bancos, existem pessoas ou instituições denominadas como de “Agiotas” que emprestam dinheiro em Portugal.
Podemos dizer que um Agiota é uma pessoa individual ou instituição que não tem nenhuma ligação a entidades de crédito, emprestam dinheiro mas não existe nenhum controlo nem regulamentação. Estes empréstimos por norma, não têm taxas de juro regulares e são superiores ao que está estabelecido pelo Banco de Portugal.

Riscos de Agiotas

Se está à procura de um Agiota é porque está numa situação financeira muito frágil e a probabilidade de aceitar um empréstimo sem pensar duas vezes é elevada. Para além das taxas de juro elevadas, os Agiotas também pedem garantias de pagamento, como por exemplo, bens materiais, desde carros a imóveis e, dessa forma, existe uma forte possibilidade de ser enganado.

Atenção às fraudes por Agiotas

Quando estamos numa situação de desespero é muito fácil cairmos em algum esquema de burla e, por esse motivo, deve ter muito cuidado quando procura um Agiota.
É possível que os Agiotas também tenham algumas garantias de que irão receber o seu dinheiro de volta, daí pedirem garantias de carros e imóveis correndo sérios riscos de ficar sem os mesmos.
Existem alguns casos em que pedem uma comissão inicial para o empréstimo e acabam por ficar com o seu dinheiro e não há empréstimo nenhum.

Alternativas a Agiotas

Dependendo do valor que precisa poderá ter em conta diferentes opções.
No caso de ser quantias mais pequenas, pode optar por usar um cartão de crédito. No entanto, tenha bastante atenção ao uso do cartão de crédito, pois rapidamente chegará ao limite do mesmo. Uso o cartão de crédito apenas quando for necessário e, assim que for possível vá liquidando a dívida do cartão.
Por outro lado, se precisa de um valor mais avultado, poderá recorrer a um crédito pessoal. Consoante a finalidade do empréstimo existem vários tipos de crédito e, por consequência as taxas de juros também são diferentes. O facto de escolher ma entidade regulada e autorizada pelo Banco de Portugal tem a garantia de que o financiamento será justo uma vez que as taxas de juro são controladas e equilibradas.

Se está a passar uma situação financeira mas difícil tente não ficar mais endividado e, assim que possível vá liquidando as suas dívidas. O dinheiro “rápido”, isto é, na hora, pode não ser seguro e fará com que a sua situação financeira fique mais fragilizada.