Microchip obrigatório para cães, gatos ou furões
Atualmente é obrigatória a colocação de um microchip para todos os cães, gatos e furões. Caso não cumpra com esta lei está sujeito(a) ao pagamento de uma multa.
O que é o microchip?
O microchip é um pequeno dispositivo (do tamanho de um grão de arroz) que gera um número único e, dessa forma, permite identificar o animal bem como, o seu dono.
Colocação do microchip
Este dispositivo é colocado uma única vez, através de uma injeção dada pelo médico veterinário no pescoço do lado esquerdo.
Apenas é possível obter a documentação do microchip através de um leitor especifico e, este não irá causar nenhum dano no animal.
Custo do microchip
O custo da colocação do microchip vária de clínica para clínica mas, o valor médio é cerca de 30 euros. No valor referido já está incluída a taxa de 2,5 euros para registar o animal da base de dados do SIAC (Sistema de Informação de Animais de Companhia)
Valor da multa
Se tem animais à sua responsabilidade, nomeadamente, cães, gatos e furões e estes, não têm microchip nem estão registados no SIAC as multas variam entre os 50 e os 3750 euros (se for uma pessoa singular) e pode ir até aos 44.890 mil euros (se for uma pessoa colectiva).