MAIS POUPANÇA

O que são Certificados de Aforro?

Os Certificados de Aforro são dívida pública e, na prática estamos a emprestar dinheiro ao Estado Português. Para quem subscreve Certificados de Aforro está a criar uma poupança para um determinado número de anos (dependendo do número da série), onde terá capital garantido e os respetivos juros.

Montante mínimo

Para abrir uma conta Aforro o montante mínimo é de apenas 100 euros. Posteriormente pode investir sempre que quiser, sendo que o valor mínimo é de 10 euros e o máximo de 50.000 euros.

Nível de risco

Não podemos dizer que os Certificados de Aforro não têm risco mas, para pessoas que têm um perfil de investidor muito conservador, o nível de risco é muito baixo (próximo de zero). A única possibilidade de perdermos o nosso dinheiro é se o País for à falência, é algo pouco provável mas não podemos excluir essa possibilidade.

Vantagens

Uma vantagem muito importante é a possibilidade de resgatar o dinheiro total ou parcialmente a qualquer momento sem qualquer tipo de encargos. A única condição é que nos primeiros três meses após a subscrição não podemos levantar no dinheiro.
Outra vantagem, é a capitalização dos juros a cada três meses e, dessa forma, a poupança vai crescendo pouco a poupo.
Nos Certificados de Aforro também existem prémios de permanência, ou seja, quanto mais tempo deixar o dinheiro na poupança, recebo um prémio e esse valor é somado à taxa base (esta taxa é calculada com base na Euribor a três meses).

Desvantagem

A única desvantagem que podemos apontar é o facto de não ser possível resgatar/levantar o dinheiro nos primeiros três meses após a subscrição. Tirando isso, é uma ótima opção de poupança.

Resumo

Os Certificados de Aforro são uma boa opção para quem investir dinheiro e não gosta muito de arriscar. Neste caso, o nível de risco é muito próximo de zero, não tem nenhum tipo de encargos, pode levantar o dinheiro em qualquer altura e, ainda tem prémios de permanência para quem deixar o dinheiro na poupança por mais tempo.