MAIS POUPANÇA

Quais as consequências de não entregar IRS?

Se deixou terminar o prazo de entrega da declaração de IRS saiba que existem várias consequências por não tem cumprido com o seu dever.

Quando entrega a declaração de IRS fora do prazo uma das consequências é que perde o direito à dedução de algumas despesas, como é o caso das despesas gerais e familiares. Pode não parecer, mas no fim das contas, esta consequência irá tem bastante impacto no seu IRS.

Por outro lado, se costuma entregar a declaração de IRS em conjunto com o outro elemento do casal (como casados ou união de facto), saiba que ao entregar a declaração fora do prazo perda a possibilidade de escolher a tributação conjunta. Desta forma, cada elemento do casal terá que entregar o IRS em separado.

Por sua vez, se é um contribuinte que tem rendimentos baixos e o valor do seu património também é baixo e estava elegível para a isenção permanente de IMI, ao entregar a declaração de IRS fora do prazo saiba que perde esse direito.

Por último, mas não menos importante, os apoios sociais, as bonificações dos juros do crédito habitação, creches do setor social, entre outros apoios do Estado que dependem da entrega do documento da Nota de Liquidação do IRS poderão ficar de fora. Esta situação acontece porque é obrigatória a entrega da documentação e, sem isso, estes apoios serão excluídos.

Agora que já sabe as consequências de não entregar IRS tenha muita atenção aos prazos!