MAIS POUPANÇA

Os 10 primeiros passos para poupar algum dinheiro

Já deve ter ouvido isto várias vezes mas, é muito importante ter o controlo dos seus gastos para conseguir poupar dinheiro. Sem isso não consegue ter uma noção clara das suas despesas nem onde pode reduzir.

Primeiro passo – Reduzir nos gastos “extras”

Se todos os meses tem por hábito comprar determinadas roupas, acessórios entre outros, tente reduzir, a ideia é comprar apenas se necessitar.
É claro que todos gostamos de sair, estar com os amigos, ir ao cinema mas, se o seu objetivo é poupar procure reduzir estes gastos.

Segundo passo – Reduza as refeições fora

Se gosta de almoçar ou jantar fora, comece por reduzir o número de vezes que faz refeições fora de casa, é um pequeno passo mas vai ver que vai sentir diferença no final do mês. No trabalho, opte por levar comida de casa, assim reduz a tentação de ir comer fora.

Terceiro passo – Compare preços antes de comprar

No dia a dia, é fundamental fazer este exercício. Temos vários hipermercados e, como existe concorrência, os preços variam.
Desta forma, é muito importante analisar os folhetos, acompanhar as promoções que cada um oferece para podermos escolher a melhor opção.

Quarto passo – Venda o que não precisa

É muito provável que tenha artigos em casa que estão a ocupar espaço e que já não usa ou precisa. Este passo é mais difícil para algumas pessoas do que para outras mas, sempre que possível, pratique o desapego das coisas.
Desta forma, estará a fazer uma “limpeza” em sua casa, ganhando mais espaço e algum dinheiro. Existem vários sites onde pode colocar os seus artigos à venda.

Quinto passo – Reveja os seus contratos de água, luz e telecomunicações

Verifique quanto é que está a pagar por cada serviço e procure outras alternativas no mercado.
Tente negociar com a empresa onde tem o contrato atual e, mostre o seu descontentamento. Se manifestar interesse em mudar para outra operadora, por vezes reduzem o valor da sua fatura porque não querem perder o cliente.

Sexto passo – Reduza o consumo de eletricidade

Provavelmente pode achar que será difícil reduzir o consumo de eletricidade mas, neste ponto há várias coisas que pode fazer.
Sempre que possível desligue as luzes, se houver divisões onde não está ninguém apague as luzes, desligue a televisão, o computador, etc.
Apesar dos aparelhos estarem desligados mas estão ligados à corrente continuam a consumir eletricidade (é menos do que se tivesse ligado mas gasta).
Outra dica é trocar as lâmpadas que tem em casa, optando por lâmpadas LED (não tem que trocar todas ao mesmo tempo mas, se for trocando pouco a pouco vai notar diferença).

Sétimo passo – Opte por transportes públicos

Sempre que precisa sair de casa vai de carro, mude este hábito e vá a pé ou de transportes públicos.
Se precisa de ir à farmácia ou comprar qualquer coisa ao supermercado e, fica perto de casa, vá a pé.
Quando vai para o trabalho tem a possibilidade de ir de transportes públicos, seja comboio, autocarro, metro, então deixe o carro em casa. Assim, é uma forma de poupar no combustível e na manutenção do carro.

Oitavo passo – Eventos gratuitos

Cada vez mais existem eventos gratuitos! É uma questão de estar atento os programas e escolher algo do seu agrado. Tem muita variedade, desde concertos, cinema, museus, entre outras coisas. Em muitos desses eventos, não tem que pagar mesmo nada.

Nono passo – Atenção ao uso do cartão de crédito

Use o cartão de crédito só mesmo se necessitar. Caso tenha alguma divida relacionada com o cartão de crédito pague primeiro essa divida.
Se não souber usar o cartão de forma consciente pode ser uma forma de contrair mais dívidas.

Décimo passo – Obtenha uma fonte de rendimento extra

Para além do seu salário, procure obter uma forma de rendimento, um part-time que consiga conciliar com o seu trabalho.
Algumas pessoas optam por fazer comida e vender para fora, pode tomar conta de crianças, fazer passeios de cães (com a correria do dia a dia, os donos dos animais têm cada vez menos tempo e contratam alguém para fazer os passeios).
Oportunidades não faltam, só depende de si e da sua força de vontade.